Durante a 18ª legislatura, o programa Câmara na Escola recebeu cerca de 5.600 alunos da rede pública e privada do município no período de 2021 a 2024. Mesmo com a pandemia do Coronavírus que ainda era preocupante em 2021, impossibilitando a participação de escolas em eventos.
Neste período houve algumas inovações nas visitas guiadas, como o trabalho realizado pelos professores do Senac com alunos do Ensino Médio, o qual estudaram as atas secretas do período da ditadura.
Também foi inédita a participação do Programa Educação para o Trabalho -PET Trampolim, do Senac, que possibilitou a participação dos jovens e adolescentes atendidos pelo programa que contribui para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e em situação de vulnerabilidade social, ampliando sua capacidade de administrar a própria vida, a geração de renda e inserção no mercado de trabalho.
O SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, participou com alguns núcleos, proporcionando às crianças e adolescentes atendidos um maior conhecimento do Legislativo Municipal.
Durante as visitas sempre é realizado um bate-papo com algum vereador, em muitos casos sendo a escolha do parlamentar uma opção dos alunos.
Pelo segundo ano consecutivo as visitas guiadas no legislativo municipal integram a programação da semana de recepção dos calouros da Faculdade de Direito da USP-RP, que acontece todo início de ano letivo.
Diversos cursos universitários vêm mostrando interesse em participar das palestras oferecidas pelo Câmara na Escola, como Arquitetura, Gestão de Cidades, entre outros.
Engajado para que todos, sem distinção, possam usufruir de informações e conhecimento, o programa recebeu com sucesso os alunos do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e os jovens do Programa Semiliberdade da Fundação Casa.
O programa procura trazer para as novas gerações a visão de como é importante conhecer e fazer parte da política. Com olhares curiosos e surpresos, vão aprendendo durante a visita como Ribeirão Preto foi formado, personagens importantes, como é realizada uma sessão, os trâmites de um projeto de lei, quais são as funções de um parlamentar e a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Dessa forma, o programa Câmara na Escola tem o propósito de despertar os estudantes para o exercício da cidadania e que um dia terão a responsabilidade de decidir sobre o futuro de sua cidade, tanto no voto como na possibilidade da atuação na vida pública partidária.
Para o presidente da Câmara, Isaac Antunes, “O Câmara na Escola é um programa que incentiva a participacao democrática em cada criança e jovem recebidos nas palestras realizadas. Parabéns a todos os servidores envolvidos no projeto que considero de vital importância na participação de cada aluno, visando cidadania e conhecimento da nossa cidade.”
O professor Sérgio Baetta Ferreira, professor de sociologia do Senac - Ribeirão Preto, ressalta que “O projeto Câmara na Escola desempenha um papel fundamental ao ensinar adolescentes sobre o funcionamento da administração pública, as leis e a importância da participação cidadã, promovendo a inserção política e preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes. Além de aproximar as novas gerações da política, a iniciativa fortalece a educação cívica e estimula o engajamento democrático.
O Programa
O Câmara na Escola foi implantado de forma efetiva há 15 anos, e já atendeu milhares de estudantes. Com uma metodologia de fácil aprendizagem, o programa é uma importante ferramenta que auxilia professores principalmente nas disciplinas de história e geografia.